Manter o brilho e a beleza de joias e semijoias por mais tempo é o desejo de todos que adquirem uma peça. Para tanto, alguns cuidados precisam ser observados durante o uso e no armazenamento das peças de ouro ou banhadas.
Algumas pessoas utilizam produtos químicos inadequados para esse cuidado e podem criar graves danos às peças ou até mesmo perdê-las. Para ajudar os consumidores no cuidado com as peças, elegemos algumas dicas importantes para o dia a dia:
1. Cremes hidratantes ou perfumes
Evite passar cremes e perfume no corpo. O ideal é que você utilize os cosméticos sem portar as joias e espere secar para colocá-las.
2. Banho
Não é adequado tomar banho com a joias, seja ele no chuveiro, mar ou piscina. O cloro da piscina e o sal do mar podem afetar os banhos de ouro ou ródio.
3. Limpeza seca
A limpeza das peças precisa ser realizada com flanela limpa e seca, nada mais.
4. Peças com pérolas ou pedras
Para guardar as peças compostas de pedras e pérolas, envolva-as em uma flanela, uma a uma. Isso garante que elas não batam uma na outra, evitando riscos e lascas.
5. Preparo de alimentos
Muita gente costuma manipular alimentos com as joias durante o preparo de almoço ou jantar. O ideal é que as joias banhadas a ouro não entrem em contato com objetos como facas, colheres e utensílios de metal que possam danificar a peça.
